domingo, 24 de julho de 2011

Um texto nada óbvio para esse blog. Parabéns, vô.

(Discurso para os 80 anos de um vô lindo. Fiquem a vontade para copiar, família).



Depois do discurso de ontem, qualquer coisa fica pequena. Então, escolhi deixar pra lá todas as palavras bonitas. Em nome dos seus 11 netos e do Davi, hoje eu vou é agradecer.

E um agradecimento me soa tão clichê. Mas me fala, vô, o que eu posso fazer se a palavra mais completa que me vem à cabeça, é um sonoro OBRIGADA?


Obrigada, sim. Por tantas e tantas coisas.


Obrigada, vô, por não ter deixado a peteca cair. Quantas vezes nos pegamos pensando como seria se o cara lá de cima tivesse dado à vovó, alguns anos a mais? Eu, particularmente, tive a sorte de tê-la conhecido e, nas minhas mais remotas lembranças, lembro de um abraço sempre cheio de energia e do famoso Iá. Outros detalhes, que a minha memória e a minha pouca idade na época não alcançam, são lembrados pela minha mãe, tios e tias. Além de claro, fotos lindas.

Obrigada, vô, pela nossa união. É, não nos vemos todos os fins de semana e talvez, a frequência seja até menor do que desejamos. Mas, a verdade é que tô pra ver família mais unida. Seja no Bar do João, no tênis, na sua casa. Você já parou para pensar que somos em 11, com personalidades muitas vezes opostas, com estilos de vida conflitantes, com idades diferentes, mas, mesmo assim, com uma vida completamente em comum? Não me lembro de nenhuma briga entre primos, nem quando crianças, na época da patrulha salvadora (quem lembra do resgate da minhoca?) em Pinhal. Nossa afinidade, vô, é fruto de um amor plantado por você, talvez no dia em que eu vim ao mundo, puxando a fila.

Obrigada por nos ter ensinado o sentido da fé. Sábias as missas do Frei Guilherme, na capela do Stella Maris. Desses momentos, tiramos aprendizados, que, acredito eu, formaram parte do caráter que temos hoje. Digo por mim, mas acho que a opinião é compartilhada aqui pelos meus primos. Com a família que temos, é impossível não ter certeza de que Deus está dentro da gente. E nós não lembramos disso somente nos momentos de aflição, como o do tio Ricardo em 2001, conforme citado ontem. A gente sabe dessa força interior porque tem uma luz que nos guia rumo à felicidade, sempre. Quem anda com Deus, vô, encontra anjos pelo caminho. Olhando aqui, em volta, dá pra duvidar dessa frase?

Agradecemos pelos nossos pais que você, junto com a vovó, colocou no mundo. Cada um no seu jeito, dando a nós uma educação que não poderia ter sido melhor. Neles nos apoiamos e nos espelhamos. Não poderia ser diferente. Cada qual com a sua vida, com a sua situação financeira, com as suas crenças. Deram o sangue para nos colocarem em boas escolas, para nos darem a possibilidade de conhecer um mundo que existe fora da nossa casa, seja através de viagem ou de simples histórias contadas. Vocês já pararam para pensar que aqui nessa família nunca tivemos problemas típicos nos dias atuais, como má influência, drogas ou seja lá o que for. E sabe porquê, vô? Porque você passou aos nossos pais valores que ultrapassam gerações. Eles nos passaram e nós vamos passar aos nossos filhos, pode acreditar. Ressalto que aqui nessa família, eu tenho a minha mãe e eu tenho quatro pais, o Marcelo, o Ricardo, o Leão e o Pita. Não tem obrigada que contemple tudo que eu sinto.

Agradeço, por fim, por sermos santistas. E olha, que eu e a Marcela tínhamos uma influência forte completamente contrária. Imagina só, vô, ter netos corintianos, que azar. Como você mesmo disse, o Vitor um dia nos representará na presidência do amado clube.


É isso, vô. Um obrigada gigante. Quem sabe do seu aniversário de 90 já não sejam os seus bisnetos, bem pequenininhos, que vão te entregar um papel escrito simplesmente um “Eu te amo”, exatamente o que nos quisemos dizer com esse discurso todo. Nos amamos o senhor.

2 comentários:

Roberta disse...

Lindo, Bruna, estou emocionada e com mtas saudades dos meus vôzinhos.
Beijos

Anônimo disse...

Cada vez que leio este texto, tenho a certeza que fiz tudo certo. Sinto um orgulho danado de você filha, obrigada por existir na minha vida. Te amo loucamente!!! beijo da mamãezinha ;-D