terça-feira, 16 de novembro de 2010

De onde eu sou e pra onde eu vou?

Minhas raízes sempre foram brasileiras. E não só a do cabelo, que puxa pro afro e não nega o país. Eu falo de raiz mesmo, aquela fincada no chão. Mais do que brasileira, minhas raízes eram santistas. Elas nasceram no jardim da praia, foram criadas com os pés no mar, tinham características suburbanas. Aí veio a necessidade profissional, aquela vontade de crescer e, para isso, um pedacinho dessa força que não queria por nada sair do chão, teve que ser cortada. A raiz ficou meio capenga por um tempo, o corpo balançou pra um lado, quase despencou por diversas vezes. Mas, no fim das contas, acabou aceitando o destino e resolveu bandear pro lado de São Paulo. Pronto, problemas resolvidos.

Dividida entre o verde de Santos e o cinza de Sampa, ela estava feliz. Tinha a convicção de que era perfeitamente possível uma vida 5X2, dupla mesmo, de dias de semana cheios de trabalho na Capital e findis relaxs na Baixada. Vez ou outro andava por aí, mas não cambaleava mais. Estava fixa, forte, sabia que podia ir e vir, mas o destino final era ali, no 964 da Girassol ou no prédio em frente a Esquina da Esfiha. Os domingos continuavam difíceis, não por anteceder mais uma semana de árdua ralação e sim, por deixar para trás um colo bom, uma sopa de legumes e uma (ou duas) casas que são verdadeiramente lares.

Agora, de uns tempos pra cá, essa história ficou ainda mais complexa. Depois de passar um tempo fincada no Canadá (porque, sim, apesar de ser só um mês lá esteve presente o corpo, a alma, a raiz e tudo mais que possa existir) a situação mudou. Aquele papo de “meus filhos vão ser criados aonde eu fui”, ficou ligeiramente distante. Entre o conforto do lar e a certeza de um lugar em que tudo é melhor, fica uma raiz. Aquela mesma. Porém, agora, solta, perdida, sem saber se deve grudar no solo ou tentar vôos mais distantes e longos.

Um comentário:

Mania de gente. disse...

vamos voar juntas? consegui 3 dias de folga em 2011, poderiamos ir em sete de set, dai eu conseguiria 9 dias eeeeeee
te amo escritora predileta :)